21 de novembro de 2010

Invisibilidade Social: Meninos de Rua

Nos propomos ao estudo da presença da ação invisibilizadora sofrida pelos meninos de rua. Conceituamos Invisibilidade Social nos referindo a atores sociais, invisíveis pela sociedade, ou pela indiferença, ou pelo preconceito; esse fenômeno, atualmente, atinge aqueles que estão à margem da sociedade. Faz-se necessário que observemos a relação entre o autor social e sua respectiva identidade na sociedade, onde torna-se impossível determinar seu perfil sem observar seu relacionamento com os outros. Faremos isso de uma perspectiva fundamentalmente, contudo não exclusivamente, sociológica.
Não nos limitemos à idéia do menino de rua como indivíduo, mas trabalhemos o conceito de sujeito, entendendo-o como dotado da necessidade de ser visualizado, formando relações de interação num sentido de igualdade, mas que se depara com a dificuldade de ver isso tornar-se efetivo, pois a sociedade pré-existente, foi construída através de relações de hierarquia, havendo, nisso, a violência como mantenedora destas relações, daí a invisibilidade vindo de uma percepção pessoal prejudicada e condicionada àdivisão social e às transformações decorrentes da violência urbana, onde o menor de rua é enxergado somente por sua condição econômica e não por sua pessoa.
O termo Invisibilidade Social é contemporâneamente utilizado, entretanto o fenômeno étão antigo quanto a sociedade, podemos lembrar das mulheres romanas, relagadas ao status de mobília, e dos negros, num passado rescente e escravista, ambos acometidos dos sintomas da crise de identidade nas relações com os homens e com a "sociedade branca" respectivamente.

Leia o arquivo completo no link abaixo:

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/26983/1/Invisibilidade-Social-Meninos-de-Rua/pagina1.html#ixzz15yb9VvI0

Invisibilidade Social: Meninos de Rua publicado 26/10/2009 por Marcos Miliano

Nenhum comentário: